Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente quando está associado a colesterol alto e outros fatores de risco.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar.

Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço) e depósitos de gordura na pele chamados xantomas.

Níveis de Triglicerídeos:

Normal —>> Menor que 150 mg/dL
Um pouco elevado –>> 150 a 199 mg/dL
Alto –>> 200 a 499 mg/dL
Muito alto –>> 500 mg/dL ou maior

Dieta e Estilo de Vida:

1) Redução de peso
2) Reduza o consumo de alimentos ricos em colesterol.
3) Reduza o consumo de álcool. O consumo de álcool pode levar a um grande aumento no nível de triglicerídeos.
4) Faça exercícios físicos na maioria dos dias da semana (pelo menos 30 minutos).
5) Reduza o consumo de açúcar refinado.
6) Pare de fumar. O fumo aumenta muito o risco de doenças do coração, ainda mais quando associado a um nível de triglicerídeos alto.
7) Controle a pressão sanguínea. A pressão alta aumenta os riscos de doenças do coração e derrame, ainda mais quando associada a um nível de triglicerídeos alto.

× Agende sua consulta!