A necessidade de comer fora de casa, muitas vezes imposta pela rotina de trabalho, não deve ser usada como pretexto para se alimentar mal. “No Brasil, os restaurantes por quilo são grandes aliados, com muitas opções, mas é preciso saber escolher. E bom lembrar que você não vai só hoje ao restaurante, não precisa comer de tudo no mesmo dia. Aproveite a fartura de saladas, comum nesse tipo de estabelecimento, escolha apenas um tipo de carne e um alimento rico em carboidrato, ou seja, nada de amontoar no prato batata, arroz e macarrão no mesmo dia.
O prato feito, conhecido popularmente como PF, em geral composto por feijão carne e salada, tem um preço atraente, e é também muito saudável. Um bom acompanhamento é o suco de frutas natural sem adição de açúcar. Os refrigerantes, chás e sucos em lata ou caixinha têm muito açúcar e são apontados como causa importante de obesidade.
Para completar a lista de bons hábitos, a OMS recomenda pelo menos 150 minutos de exercício por semana, ou seja, cerca de 30 minutos por dia útil.
Para quem nunca teve práticas saudáveis, nunca é tarde para começar e os benefícios são percebidos diariamente: “A alimentação saudável e a prática regular de atividade física melhoram a disposição, a saúde da pele e do cabelo, e fazem com que a pessoa se sinta melhor.”
