1. Controle de Peso: existe uma relação direta entre aumento de peso e o aumento da pressão arterial. Assim a meta a ser alcançada para homens é a medida da circunferência abdominal < 102cm e para mulheres < 88 cm.
2. Estilo Alimentar:
a) Redução do consumo de sal – ingerir no máximo 1 g de sal por dia, para isso, evitar adicionar sal nos alimentos (dar preferência a outros temperos como cebola, alho, etc.), evitar molhos e caldos prontos.
b) Comer muitas frutas e hortaliças.
c) Ac. Graxos insaturados – alimentos com suplementação de óleo de peixe (ômega 3), óleo de oliva, óleo de canola, azeite.
d) Fibras
e) Proteínas de soja (evitar apenas o molho de soja industrializado)
f) Laticínios magros – duas ou mais porções diárias.
g) Alho
h) Chá e café – nas doses habituais não interferem significativamente na pressão.
i) Chocolate amargo (para os não diabéticos)
j) Ingesta de álcool – discutir sobre o tema em consulta médica.
3. Atividades Físicas: devem ser realizados exercícios aeróbicos complementados pelos resistidos. Para melhora cardiovascular e de qualidade de vida realizar atividades pelo menos 5 vezes por semana de forma continuada por 30 minutos. Para os sedentários iniciar atividades leves e discutir em consulta médica o aumento da intensidade.
4. Controle do estresse psicossocial: Exercícios físicos, Yoga, Acupuntura, Pilates, Técnicas de relaxamento e se necessário tratamento medicamentoso (com acompanhamento médico).
5. Técnica de respiração lenta: realizar 10 respirações lentas por minuto por 15 minutos diários.
6. Tabagismo: O cigarro não interfere diretamente no controle da pressão mas o seu uso deve ser interrompido por aumentar significativamente o risco de complicações cardiovasculares (Ex: Derrame, Infarto).
Estamos á dispor para maiores informações
Dra. Isabela M Lopes
CRM 98707